Search

Estágios e bolsas internacionais


Quando estava a estudar nunca sabia onde encontrar estágios internacionais, só sabia da existência das coisas depois dos meu colegas me contarem que iam fazer o estágio X. Estágios são uma óptima forma de ganhares experiência ainda antes do primeiro emprego, e apesar de muitos não serem remunerados, existem muitos que são. Conhecer pessoas na tua área é chave para saberes que oportunidades existem, mas nem toda a gente tem mentores. Portanto fiz esta lista para ajudar quem, como eu, gostava de saber que oportunidades existem. Espero que te ajude!


Joint Research Centre (JRC)

É o centro de investigação europeu onde se faz investigação que serve para a tomada de decisões baseadas na evidência científica. Para além de trabalhos permanentes e temporários, têm também estágios remunerados. Este centro está divido em vários polos espalhados pela europa. Algumas das áreas científicas estudadas na JRC são: toxicologia, agricultura e nutrição, economia, ambiente e alterações climáticas, segurança e cybersecutiry, energia e transportes, comunicação de ciência, etc. Os estágios vão abrindo ao longo do ano. Podes encontrar os estágios disponíveis aqui.

Remuneração: Sim

Local: Vários

Duração: 3-5 meses


Programa INOV contacto

Este é um programa financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. São estágios pagos internacionais que podem acontecer em qualquer país do mundo e que podem ser em empresas ou instituições. O estágio começa com um período de formação em Portugal até 4 semanas e depois o estágio no estrangeiro. O concurso abre em Setembro e a colocação dos estagiários acontece em Janeiro seguinte. Podes saber mais aqui e aqui.

Remuneração: Sim (incluindo voos e seguros de saúde)

Local: Vários

Duração: 6-9 meses


Organização Mundial de Saúde

Se estás na área da saúde como medicina ou epidemiologia, este estágio pode ser indicado para ti. Para este estágio tens de estar a tirar algum grau académico (ter mais de 3 anos de licenciatura, estar a fazer mestrado ou doutoramento). Vê mais informações aqui e aqui.

Remuneração: Sim, mas depende da averiguação da OMS.

Local: Vários

Duração: mínimo de 6 semanas e máximo de 6 meses


European Medicines Agency (EMA)

Após o Brexit a EMA mudou-se para Amesterdão. É esta agência que faz toda a regulação dos medicamentos e tratamentos que entram no mercado europeu. Se tens um background de ciências ligadas à medicina (como bioquímica, biologia celular/molecular, engenharia biomédica/biológica, ciências farmacêuticas, química, etc) podes trabalhar na EMA em várias áreas. A EMA tem também estágios pagos. Todos os anos os estágios começam no ínicio de Outubro e as incrições começam no Verão.

Remuneração: Sim

Local: Amesterdão, Países Baixos

Duração: 10 meses


PARSUK - bolsas Xperience e Xpand

A PARSUK é uma associação sem fins lucrativos que representa os estudantes e investigadores portugueses no Reino Unido. Todos os anos é lançado o programa Xperience, um de estágios curtos de investigação para levar estudantes portugueses a fazer investigação com um investigador português no Reino Unido. Os projectos e orientadores são diferentes todos os anos, pois estes também têm de enviar a sua candidatura para que o seu projecto seja escolhido. Para além das bolsas para portugueses existe o programa Xpand exclusivamente para estudantes dos PALOP. Inscreve-te como membro para receberes a newsletter e assim saberás quando abrirem os concursos para estas bolsas.

Remuneração: Sim (cerca de 1500€)

Local: Reino Unido

Duração: 4 semanas


Eurodisseia

O Eurodisseia é um programa de intercâmbio da Assembleia das Regiões da Europa (ARE) que oferece estágios, de três a sete meses, no estrangeiro aos jovens que estejam à procura de emprego e que tenham entre 18 e 30 anos. Durante o estágio os estagiários têm um curso de línguas para que tenham a oportunidade de aprenderem uma língua estrangeira ou melhorarem o seu conhecimento dela. Existem sempre estágios disponíveis.

Remuneração: Depende do estágio

Local: Vários

Duração: 3 a 7 meses


Nações Unidas

Se tens interesse nas áreas de políticas públicas ou diplomacia, este poderá ser o estágio certo para ti. Existem estágios nas mais diferentes áreas, mas com maior foco em direito, economia, tecnologias da informação, relações internacionais, logística, gestão, etc. Podes encontrar os estágios disponíveis aqui e procurar mais informações aqui.

Remuneração: Não

Local: Vários

Duração: 2 a 6 meses


Erasmus+

O Erasmus+ apoia a realização de estágios no estrangeiro por estudantes atualmente matriculados em instituições de ensino superior nos níveis de licenciatura, mestrado ou doutoramento nos países do programa. Os recém‑diplomados também podem beneficiar destas oportunidades. Vê mais aqui.

Remuneração: Sim

Local: Vários

Duração: 2 a 12 meses


UNESCO

Estágios na área da educação, ciência ou cultura. Vê mais informações aqui.

Remuneração: Não

Local: Vários

Duração: 2 a 6 meses


Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças

Estágios para recém-licenciados. Concurso abre em Novembro de 2021 para os estágios de 2022. Podes encontrar mais informações à cerca deste estágio aqui.

Remuneração: Sim

Local: Estocolmo, Suécia

Duração: 5 a 9 meses


Humans Right Watch

Estágios internacionais em várias áreas dos direitos humanos. Encontra mais informação sobre os estágios aqui.

Remuneração: Depende do estágio

Local: Vários

Duração: Depende do estágio


IAESTE

Estágios em várias áreas e numa variedade de locais no mundo (80 países possíveis). É destinado a estudantes do ensino superior que estejam a frequentar o mestrado. Podes encontrar os estágios disponíveis aqui e saber mais sobre os estágios aqui.

Remuneração: Sim

Local: Vários

Duração: 6 semanas a 12 meses


Outros estágios na União Europeia

Podes encontrar um sumário de todos os estágios da União Europeia existentes aqui.

Remuneração: Depende do estágio

Local: União Europeia

Duração: Depende do estágio


King Abdullah University

Esta universidade tem estágios de investigação nas mais diversas áreas. Tens de ter pelo menos a licenciatura. Podes-te inscrever ao longo do ano. Sabe mais aqui e aqui.

Remuneração: Sim

Local: Arábia Saudita

Duração: 3 a 6 meses


Podes encontrar ainda mais informações aqui.

266 views0 comments

Recent Posts

See All